Estudos mostra: Apps como a Uber aumentam o congestionamento em cidades.

Apesar de serem anunciados como serviços que reduzirão o congestionamento em nossas ruas, empresas como a Uber e 99 estão piorando os problemas de tráfego, revelou um novo estudo da Northeastern University de Boston.

O estudo mostrou que, em muitas cidades, em vez de encorajar os passageiros a deixarem seus veículos particulares para corridas compartilhadas, os aplicativos estão, em vez disso, retirando os passageiros das opções de transporte de maior capacidade, como ônibus e metrô. O relatório também descobriu que os usuários não usam os aplicativos para se conectarem a linhas de transporte público existentes, como sugeriu o fundador da Uber, Travis Kalanick, mas principalmente para viajar diretamente para seus destinos finais.

Uma pesquisa citada no relatório com mais de 4.000 adultos participantes em sete das maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos revelou que entre 49% a 61% por cento das viagens não teriam sido feitas se a opção não existisse, ou feitas a pé, de bicicleta ou de transporte público. Para piorar a situação, um estudo de caso realizado em San Francisco no verão de 2017 descobriu que o aumento do congestionamento ocorreu em áreas da cidade que já sofriam com os piores problemas de tráfego.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

E como esta situação se desenvolve no Brasil? Em cidades com sérios problemas de mobilidade, como na grande Florianópolis, serviços como Uber contribuem positivamente? Utilizar os sistemas disponíveis na cidade com consciência e cobrar do poder público maiores investimento em transporte coletivo pode contribuir para um transito melhor para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *