Arquitetura Enxaimel

A arquitetura enxaimel é uma técnica construtiva já utilizada antes do século VI e que acabou sendo bastante difundida na região da Germânia na época da renascença. Essa técnica foi trazida para o Brasil pelos imigrantes alemães no final do século XIX. Hoje a região do vale do Itajaí e o norte do estado de Santa Catarina concentra o maior número dessas construções nas Américas.

                O enxaimel utiliza estrutura de madeira para construir os painéis retangulares, as vezes com uma madeira em diagonal dividindo o retângulo, travando assim a estrutura. Para fazer o fechamento desses painéis utiliza-se tijolos, pedras e taipa. Esse método imprime nas fachadas um estilo característico e de fácil reconhecimento.

                Na década de 90 algumas construções públicas da região de colonização alemã em Santa Catarina produziram uma arquitetura inspirada nas construções enxaimel. Utilizando pintura, engrossamento de reboco ou tabuas de madeira aplicadas na fachada, essas construções apenas repetiam uma característica estética da técnica construtiva, sem necessariamente ser construída com painéis.

                A arquitetura em estrutura metálica, em alguns casos, se aproxima com as características estéticas das estruturadas enxaiméis, com painéis em estruturas metálicas essas novas construções lembram os desenhos marcantes da fachada dessa técnica milenar trazida pelos imigrantes europeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *